Céline, interpretada brilhantemente pela jovem Julie Sokolowski, vai viver até ao extremo a sua fé numa viagem espiritual que a leva de França até ao Médio Oriente rumo a um desfecho surpreendente. Um filme intenso, realizado pelo premiado cineasta Bruno Dumont, que se estreia a 9 de Junho em exclusivo nos Cinemas Medeia.
“HADEWIJCH é a história da desmedida devoção de uma jovem rapariga por Cristo, o seu único amor. O filme acompanha o percurso dos que anseiam pelo absoluto, mas são alienados por ele. Confrontados com a lividez e insignificância do mundo, debatem-se numa busca desesperada pela força e pela verdade, e estão dispostos a ir até ao extremo por elas.”
Bruno Dumont
O autor de “L´Humanité” e “Flandres”, ambos vencedores do Grande Prémio no Festival de Cannes em 1999 e 2006, respectivamente, regressa com mais uma história poderosa em que a religião e a espiritualidade tomam o lugar central.
Vencedor do Prémio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Toronto, HADEWIJCH inicia-se com a expulsão de Céline, ou Hadewijch, do convento onde vivia. Quando a jovem rapariga trava amizade com um muçulmano encontra também alguém que vê a sociedade tal como ela: um mundo que se afastou a presença de Deus.
Ao partir numa peregrinação ao Médio Oriente, Céline embarca também num percurso incerto marcado pelo medo e pela violência.
“Do amor de Deus para o braço militar de Cristo, HADEWIJCH é uma catarse, uma metáfora para o interior da alma.”
Bruno Dumont